Pajens e Damas, quantos devem ser?

02/01/2017

"Se a sua família é repleta de sobrinhos e priminhos, aproveite para fazer um belo cortejo de pajens e damas. Mas se seu orçamento estiver apertado para pensar em vestidos e trajes para muitos, pense em diminuir este grupo. Afinal, existe uma regra? "

A cerimônia com pajens e daminhas costuma agradar muitos noivos. Seja porque dá uma graça tê-los por perto vestidos e trajados como príncipes e princesas, ou porque é uma bela tradição para se manter. Em alguns lugares se escuta falar de regras para a entrada das crianças e modismos sobre quantos devem entrar e o que levar.

Como sempre falo aqui, qualquer regra relacionada a casamentos deve ser usada com bom senso, porque, afinal, a celebração é do casal, que tem que se preocupar unicamente em ter um momento inesquecível. Se o sonho de vocês é ter várias daminhas que entrem com a noiva, um casal de pajem e dama para entrar com as alianças ou até levando o cachorrinho do casal, que assim seja.

No entanto, dizem os consultores e expertos no tema, que o ideal é que seja entre uma a oito crianças. E, como também reza a etiqueta, é de bom tom que os noivos, ao convidar os pequenos, também forneçam o vestido ou terninho para eles, já que custam mais do que uma simples roupa de festa.

Por isso, se você também pensa que deve bancar essa despesa, faça um bem para o seu bolso: escolha uma daminha para ir jogando pétalas na sua entrada, ou simplesmente portar um buquê. O pajem, entra com as alianças no meio da cerimônia. Assim, não fica demais e você não gasta muito. Vale lembrar uma coisa: as crianças devem ter entre cinco e 12 anos. Se são muito pequenos, podem se assustar com a igreja cheia e ficar com medo de entrar!


Autor: Casamentos.com